Já tentou de tudo: deixou de beber café a noite, certificou-se que o seu quarto está escuro e confortável, evitou filmes assustadores ou não comeu nada de pesado a noite. Então, porquê que ainda está as voltas na cama?



"Certos hábitos que desconhece podem estar a sabotar o seu sono.", diz Kristen L. Knutson, professora assistente e especialista em sono do Departamento de Medicina da Universidade de Chicago.

E, como deve saber, a falta de descanso, a longo prazo, aumenta as suas probabilidades de diabetes, depressão, doenças cardiovasculares e até ganho de peso. Então... o que fazer?

1. Controle os seus hábitos da tarde

É senso comum que beber café ou chá antes de dormir não favorece o sono. Mas também precisa de ter em atenção as bebidas da tarde...

Adora o seu chá de maçã das quatro? Tem cafeína, tal como bebidas energéticas, alguns refrigerantes e, naturalmente, os cafés. Verifique os rótulos das suas bebidas preferidas da tarde. Depois, se possível, pare de as consumir pelas 14h, para os efeitos terem tempo de desaparecer.


2. Escolha alimentos indicados para o sono

Enquanto que é importante evitar comidas pesadas, tais como feijoada, outros alimentos podem ajudá-lo a dormir melhor.
Se já teve algumas noites sem dormir, faça um prato com macarrão e vegetais, peito de galinha cortado aos cubos e molho de tomate para o jantar. Esta receita contém uma combinação de proteínas e aminoácidos que aumentam os níveis de serotonina no corpo, para que o seu sono aumente.
Se o seu estômago está a roncar a noite, tente uma pequena tigela de queijo cottage com fatias de banana, outro prato que serve triptófano.
Outras combinações com hidratos de carbono e proteínas, tais como leite e bolachas ou iogurte com cereais, também funcionam.


3. Beba vinho mais cedo

Apesar que um copo o possa relaxar e adormecer mais depressa, fará a segunda parte do seu ciclo de sono mais agitada. O álcool diminui o sono profundo e aumenta o numero de vezes que acorda durante a noite.

Se gosta de um copo de vinho à noite, beba a tarde - por volta das 18h não as 23h - e beba com moderação, para desaparecer até ir dormir.


4. Tome banho cedo

Gosta de tomar banho antes de dormir? Surpreendentemente, um banho quente antes de dormir pode dificultar o sono: Fazer qualquer coisa que aumente a temperatura do seu corpo muito perto de ir dormir torna mais difícil adormecer, porque o corpo precisa de arrefecer até uma certa temperatura para que consiga dormir.

Isto não que dizer que não possa tomar banho depois de um dia árduo de trabalho - quando chega a casa do trabalho, não logo antes de dormir.


5. Alongar para dormir

Provavelmente já sabe que fazer exercício à noite perturba o sono. Qualquer actividade intensa deve ser feita 6 horas antes. Mas exercícios de yoga ou uma sessão de relaxamento antes de deitar pode ajudar bastante.


6. O clima para dormir

Manter o quarto escuro enquanto dorme é um bom começo, mas desligar as luzes antes de ir para a cama é também importante. Isto acontece porque o relógio biológico reage à luz forte que mantemos em casa durante a noite e, de certa forma, pensa que é dia, tornando o sono uma tarefa mais difícil. Troque as lâmpadas do quarto por umas com menos watts ou, se possível, diminuir gradualmente o as luzes, pois simula o anoitecer.


7. Desista do computador

Precisa de mandar um ultimo e-mail antes de dormir? Nem pensar. Digitar pode deixá-lo agitado, portanto quando desligar e for dormir, pode ser mais difícil de adormecer. Até a vibração do seu telemóvel pode perturbar o sono.

Uma hora antes de ir para a cama, desligue todos os equipamentos e coloque-os todos fora do seu alcance para não se sentir tentado a utilizar algum deles.
Utilize também o despertador normal em vez do despertador do telemóvel (usar o do telemóvel só lhe dá uma desculpa para o ter por perto).


Fonte: CNN

Etiquetas:

0 Responses so far.

Enviar um comentário

Categorias