Conheces aquelas pessoas que "nunca conheceram um estranho"? Pessoas que coleccionam pessoas e fazem amigos em qualquer sitio que vão?
Eu não sou uma dessas pessoas. Eu consigo falar com pessoas facilmente e sou acessível quando escolho ser. Mas isso é schmoozing, ou seja, conversar casualmente com o objectivo de conseguir organizar uma rede social de amigos.
Fazer amigos reais? Fazer novos amigos não é fácil e com certeza que não tem nenhuma garantia que não sejamos rejeitados, mas aqui estão alguns pensamentos e sugestões. (Também podem dar as vossas)



Sai de casa: É improvável que novos amigos te venham bater a porta; tens de sair com pessoas regularmente. Aceita convites--às vezes até quando preferes não o fazer. Se és tímido, sair com alguém que não é tímido pode ajudar. Investigadores no Japão, chamam a essa pessoa um "substituto" e descobriram que após sete meses, alunos tímidos que entraram na universidade, que usaram um substituto tiveram tantos amigos com os alunos não-tímidos. Portanto, em vez de ires a uma festa sozinho, convida um amigo extrovertido para se juntar a ti.

Esquece o passado: Algumas das novas amizades mais gratificantes são pessoas que conheci a tempos atrás mas que perdi o contacto. O passado partilhado é muito poderoso. Em alguns casos, estes não eram propriamente amigos no passado, mas tornaram-se amigos com futuro.

Aceita algum constrangimento: Como primeiros encontros, os primeiros passos de uma amizade podem provocar algum embaraço e constrangimento. Isto não é uma reflexão em ti, na outra pessoa, ou no potencial da amizade. É apenas normal. Uma maneira de diminuir isso é fazerem algo juntos além de se encontrarem apenas para um almoço. Vão a um museu, a um filme, um festival de arte--qualquer coisa que não estejam apenas sentados a olhar um para o outro. Além disso, com outras coisas para falar, não te vais sentir tentado a partilhar demasiada informação pessoal.

Investe tempo: Arranjar amigos instantaneamente é difícil (impossível?) de se conseguir. Se conheces alguém que pode ser um potencial amigo, faz um esforço para estar com essa pessoa. A amizade é cumulativa. Se a amizade estiver destinada a acontecer, aquele "clique" gratificante de uma conexão real vai acontecer eventualmente.

Sabe quando desistir: Algumas amizades simplesmente não funcionam. Outra vez, isto não é a reflexão de ninguém. Todos queremos o mesmo: conexão.
Ninguém é falhado quando as amizades não funcionam. Esquece as perdas, pára de sofrer e passa para a próxima pessoa interessante.


Fonte: Psychology Today

Etiquetas: ,

0 Responses so far.

Enviar um comentário

Categorias